Está na hora de procurar ajuda?

“As pessoas estão doentes!” – Quantas vezes não escutamos isso nos dias de hoje? Não precisamos ir tão longe para lembrar se conhecemos alguém que sofre com as doenças do século: ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Segunda a Organização Mundial de Saúde, são 23 milhões de brasileiros que necessitam de acompanhamento na área da saúde mental. O número é alto, mas se torna baixo quando vemos que 80% das pessoas que sofrem com transtornos psicológicos não buscam tratamento. Os dados são preocupantes e as consequências da falta de tratamento são pesadas.

Mas como eu sei que preciso de ajuda? Os sintomas dessas três doenças são bem parecidos, veja o sinal que seu corpo pode estar te dando:

Ansiedade: tremores exagerados, dificuldade para relaxar, receio de enfrentar situações difíceis, sensação que algo ruim vai acontecer, falta de controle dos pensamentos, dificuldade de concentração, irritabilidade, problemas sexuais e dificuldade para dormir. Quando em nível avançado pode ocorrer problemas físicos como dor de estômago e palpitações.

Depressão: tristeza, baixa estima, falta de motivação, apatia, medo, indecisão, pessimismo, problemas com sono, perda/aumento de apetite, sensação de vazio constante, raciocínio mais lento, angustia e ansiedade.

Síndrome do Pânico: pensamento de que pode morrer a qualquer hora, sensação de perigo constante, medo de perder o controle, indiferença, dormência nas pernas e mãos, palpitações, sudorese e taquicardia.

Hoje vivemos em uma sociedade que você tem que provar ser melhor que o outro e isso está adoecendo e até matando. No Brasil, a cada 100 mil pessoas 6 cometem suicídio, todo ano, decorrentes de transtornos psicológicos.

A melhor maneira de lidar com a doença é falando sobre ela. Não ter medo de se expor e pedir ajuda para os amigos e familiares.