Coordenação Motora Infantil

Primordial na educação infantil, a coordenação motora é a habilidade de movimentar os músculos, dando ao indivíduo domínio corporal. Existem dois tipos de coordenação: a grossa e a fina e, apesar do desenvolvimento corporal surgir naturalmente ao passar dos anos, é fundamental que pais e educadores estimulem esse trabalho.

A coordenação motora grossa é composta de exercícios estimulantes, é o que dá força e possibilita que a criança rasteje, ande, corra, suba, pule. São atividades que vão enrijecer a musculatura e estimular a coordenação.

A coordenação motora fina é responsável pelo trabalho dos pequenos músculos, principalmente os das mãos e pés, e os movimentos são delicados (montar, pintar, recortar, desenhar). Uma das atividades indicadas é o pontilhado, que pode ser feito com lápis, giz, aquarela e barbantes.

Cada criança reage de uma forma. Quanto mais trabalhada for a coordenação motora infantil, melhores são as respostas das crianças. Se você percebeu algum atraso, procure um pediatra e/ou fisioterapeuta para avaliar o caso.