ÁREA DE ATUAÇÃO

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional atua nas áreas de saúde, educacional, social e profissional. Reúne técnicas orientadas para a emancipação e autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais.O profissional elabora planos de reabilitação e adaptação social, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e orientando-o quanto a seus direitos de cidadão.

Atende recém-nascidos, crianças, adultos e idosos, para promover, prevenir e recuperar disfunções. Cria e faz avaliação de atividades, podendo prestar atendimento individual ou em grupos.

Trabalha em clínicas, asilos, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais: centros de saúde, de convivência e de reabilitação; escolas, creches e empresas. Pode também prestar atendimento individual ou em grupos.

Estimulação Precoce – Tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios, técnicas, atividades, e de outros recursos, as funções do cérebro do bebê, beneficiando seu lado intelectual, seu físico e sua afetividade.

Educação – Acompanhar o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem.

Geriatria – Auxiliar na reabilitação física e na reintegração social de idosos.

Psiquiatria – Tratar de portadores de distúrbios mentais e auxiliar na inclusão social e ocupacional.

Reabilitação Funcional e Profissional – Promover o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças de trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física. Com adultos, atuar na reintegração profissional dentro de um mercado de trabalho especifico.

Reintegração Social – Ajudar na reintegração social de dependentes químicos, infratores e carentes.

Tecnologia Assistida – Prescrever aparelhos e equipamentos para prevenção e reabilitação de pacientes portadores de deficiência física e atuar em parceria com engenheiros mecânicos e eletricistas, projetando aparelhos e equipamentos de acordo com as necessidades individuais.