ÁREA DE ATUAÇÃO

Psicologia

O psicólogo fornece recursos para o autoconhecimento e para o desenvolvimento pessoal. Promove condições para que as pessoas saibam enfrentar melhor os problemas da vida; apoia as pessoas na busca do equilíbrio emocional; e atua no preparo psicológico para as fases criticas de transição, como a adolescência, a decisão profissional, a escolha conjugal e a maternidade, entre outras.

O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, ajudando-o a identificar as causas dos problemas e das angustias e a rever comportamentos inadequados.

Em seu trabalho, o psicólogo leva em conta a influência que a hereditariedade e os outros grupos sociais exercem sobre a pessoa. Esse profissional atua em consultórios, empresas, hospitais, clinicas, escolas e atendimento domiciliar.

Abaixo segmentos que o profissional de Psicologia atua:

Orientação profissional – Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir. Pode ser feita individualmente ou em grupo.

Psicologia esportiva – Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e otimizar a performance. Promover a harmonia entre os membros de equipes e times.

Psicologia educacional – Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia da saúde – Ao lado de médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.

Psicologia jurídica – Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.

Psicologia organizacional e do trabalho – Selecionar funcionários para empresas. Treinar e formar pessoal especialista em recursos humanos. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.

Psicologia social – Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elabora programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicologia do trânsito – Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.

Psicomotricidade – Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica, etc.

Neuropsicologia – Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

A desinformação acerca dos benefícios da psicoterapia leva a uma extensão do sofrimento. O ser humano deixa de buscar ajuda para melhor preparação na vivência das grandes mudanças que acontecem no decorrer da sua vida.