Ansiedade pré-vestibular

Fim de ano chegando, é comum jovens estudantes se sentirem ameaçados e inseguros por conta da ansiedade que os ronda antes de fazer provas de vestibular, afinal, é o início de uma longa jornada na construção da carreira profissional.

O ser humano sente ansiedade por qualquer situação de risco que se aproxima, isso é comum, é um mecanismo de defesa. O legal disso tudo é que com planejamento e concentração somos capazes de driblar esse “monstrinho da ansiedade” que vive rodeando.

A primeira tarefa é conseguir reconhecer que você precisa de ajuda e apoio. Depois disso, fique atento a sinais como tremores, gagueira, tontura, taquicardia, sensação de sufocamento. Agora é hora de desacelerar, de parar e respirar fundo, lentamente, quantas vezes for preciso.

Geralmente esses sintomas começam a surgir depois da segunda questão que o candidato “pula” ou “deixa pra depois”, podendo começar a roer unhas ou sentir as mãos suando excessivamente.

Outra técnica bastante usada em crises de ansiedade é o Mindfulness, que é o simples ato de parar e se colocar presente naquela situação. É uma maneira da pessoa se conhecer melhor. Já o estado mental é oposto, é automático para a correria do dia a dia.

Veja algumas dicas para evitar que a ansiedade atrapalhe seu desempenho:

– Planeje o seu trajeto com antecedência, a fim de evitar atrasos no dia da prova;
– Relaxe no dia anterior;
– Confie em você e no quanto se preparou;
– Esqueça os concorrentes;
– Se a questão estiver difícil, passe para a seguinte e volte nela no fim da prova.

Procure um Psicólogo da Uniser do Vale.