Prevenção ao suicídio

Medo, angústia, desespero, solidão. O que leva uma pessoa a desistir de tudo? Quais fatores influenciam? São muitos os questionamentos sobre suicídio e, que, na maioria das vezes, ficam sem respostas.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Alguns estudos associam o suicídio a distúrbios mentais, transtornos de personalidade, isolamento e depressão – doença relacionada a 30% dos casos de morte de acordo com a OMS. A esquizofrenia também é responsável por 14% e a ingestão de álcool tende a ser um fator agravante, sendo associado em 18% nos números de mortes.
Grandes colapsos como crise financeira, amorosa, doença ou situações de perda são fatores preocupantes. E situações de violência ou discriminação racial e sexual também tendem a despertar comportamento suicida.
Para a OMS, a maioria das pessoas que cometem o suicídio em algum momento expôs o pensamento sobre o ato. Portanto, fique atento. Pode ser um membro da família, um amigo, um colega de trabalho.
Se você precisa de ajuda, a Uniser conta com profissionais de psicologia experientes que podem esclarecer as suas dúvidas e ajudar quem precisa. Conte conosco!
#uniserdovale #cooperativa #saude #diamundialprevencaoaosuicidio