Fisioterapia Preventiva do Esporte

A fisioterapia trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. Muitos atletas são submetidos a esses tratamentos para acelerar a recuperação de alguma lesão ou trauma que sofreu.

Geralmente acontecem em esportes de alto impacto, como futebol, vôlei, corrida e musculação. Um estudo feito pelo Ministério do Esporte garante que pouco mais da metade da população pratica atividade física. São pessoas que estão sujeitas a lesões, assim como dores musculares e tendinites.

Para prevenir essas intercorrências e manter os músculos e órgãos saudáveis, a fisioterapia aplicada de forma preventiva tem conseguido bons índices de afastamento de lesões, promovendo melhor desempenho em competições e treinos rotineiros.

As técnicas mais usadas nesse tratamento são: alongamento, osteopatia, eletroterapia, termoterapia e crioterapia. Esses procedimentos ajudam a aumentar a flexibilidade e disposição ao longo do dia, pois atuam diretamente no relaxamento dos músculos. De acordo com especialistas, os resultados também são excelentes para desconfortos na região lombar.

Apesar de ser preventiva e não ter contra indicações, a prática deve ser acompanhada por um profissional de fisioterapia capacitado em conjunto com consulta médica.